Logo Patosja

Inmet mantém alerta de baixa umidade para Patos de Minas e região

Em meio ao período de estiagem prolongada, a tendência é que o tempo seco piore

Por: Odair Cardoso

Fonte: Inmet

Publicado em: 17:44 25-07-2024

Compartilhar:

Inmet mantém alerta de baixa umidade para Patos de Minas e região

Tempo frio e seco. Esta condição, bem característica desta época do ano, motivou a publicação do aviso do Instituto Nacional de Meteorologia, que alerta para a baixa umidade relativa do ar, oscilando entre 30% e 20% no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. O instituto classifica a situação como perigo potencial.


Em meio ao período de estiagem prolongada, a tendência é que o tempo seco piore, impactando também em prejuízos para o meio ambiente. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, historicamente, devido às condições climáticas, a segunda quinzena de agosto até o fim de setembro é marcada pelo aumento de incêndios florestais e queimadas em Patos de Minas.


Esta semana, representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Prefeitura de Patos de Minas delinearam novas ações de enfrentamento para o período considerado mais crítico. Durante o encontro, foi apresentado um panorama da situação das áreas de preservação permanente e áreas verdes.


Foi sugerida a manutenção da limpeza desses locais e a implementação de uma rota de fuga na Mata do Cachorro. Também deverá ser feita a identificação dos proprietários de fazendas adjacentes à área urbana para que contribuam com o trabalho preventivo, realizando as intervenções necessárias em suas propriedades. Os patrulhamentos devem ser intensificados.

Leia também